Fórum Amor de Peixe

Dúvidas e mais Dúvidas...

Este é o seu espaço para aprender mais sobre o Betta Splendens. Coloque sua pergunta, responda a dúvida de outros usuários, fale sobre criação, reprodução, doenças e muito mais.

Dúvidas e mais Dúvidas...

Mensagempor jao0199 » Seg Out 12, 2009 2:08 pm

Olá,
Sou novo no fórum então me desculpem se for a área errada...
Comprei meu beta a 1 semana atrás... Ele está em um aquário de 4l, Come diariamente Tetra Betta Min (Nos 3 primeiros dias eu dei a ele da ração de bolinha), Limpo o aquário 2 vezes por semana (Segunda,Quinta) e possuo algumas pedras coloridas no fundo do aquário.

Agora vêm as perguntas :
- Nesse período que dei rações de bolinha para o meu peixe, corre risco dele morrer atualmente ?!
- O espaço do aquário está bom para ele ?!
- Não uso termômetro e nem medidor de ph... tem algum problema ?!
- Qual a dose que devo dar a ele a Tetra Betta Min ?!
- Existe mais algum alimento que devo dar a ele ?!
- Ele está em cima do móvel de meu quarto, do lado da cama, a frente da janela, lá entra luz, mas bate sol.... tem problema ?!

Obrigado a todos...
Att,
jao0199

Re: Dúvidas e mais Dúvidas...

Mensagempor amordepeixe » Ter Out 13, 2009 8:42 am

Seja bem vindo ao Fórum.

Não há nenhum risco do seu peixe morrer por causa da ração, o ideal é que você diversifique a alimentação dando vários tipos de alimentos. Se não quiser ter alimentos vivos, tenha dois ou três tipos diferentes de rações. mas, se quiser dar apenas esta, não há problema.

O espaço está bom, gosto que os peixes tenham espaço para nadar, os bettas da criação ficam um pouco mais confinados mas os ornamentais eu coloco em aquários de 10 l com plantas, pedras, enfeites, caramujos e o que mais conviver com ele, colo também um filtro externo daqueles Mini que mantém a água cristalina.

O medidor de se torna desnecessário se vc fizer trocas parciais e manter no aquários "objetos" que mantenham o ph alcalino como pedras de conchas moídas, enfeites de mar como conchas, etc. Caso contrário, tenha um medidor de Ph pois, de uma maneira geral a água tende a acidificar e o betta vai sentir um pouco.

É importante um termostato para que a água não fique muito fria, temperaturas abaixo de 26°C começam a ser incômodas para o peixe, além de causarem doenças como íctio.

A alimentação deve ser dada de modo a que ele acabe com todo o alimento em cerca de cinco minutos, se ainda sobrar deu demais. Com rações de bolinha pode dar 5 ou 6, as rações mais finas, uma pitada uma vez aio dia. Se qusier alimentar mais diminua a quantidade.

A luz solar no aquário não causa nenhum inconveniente ao peixe, muito pelo contrário. O único problema ( apenas estético ) é o excesso de formação de algas, mas como vc está limpando duas vezes por semana não deve ocorrer.
Cuida para que esta luz solar direta não esquente em demasia o aquário ( acima de 32°C ).

Qualquer coisa é só perguntar.
Marcelo Mello Ramos
www.amordepeixe.com.br
Veja se existe mais sobre este assunto na nossa seção de "Sites Interessantes" ou nos "Livros Gratuitos" do www.forumamordepeixe.com.br.

Conheça a Política de Privacidade do Google
viewtopic.php?f=438&t=3404

Imagem

Imagem
amordepeixe

Mensagempor comawhitecatkiller » Qui Fev 25, 2010 9:59 pm

Boa noite, desculpe reabrir o tópico, fiz registro no forum apenas pra poder postar essa pergunta...
eu tive um betta, ele era azul e morava numa betteira grandinha até, com pedra branca no fundo. eu dava betta tetra min 2x por dia, tratava a água com aquasana, dava bioelementos e bloodworms as vezes...
ele teve veludo, mas eu consegui faze-lo sarar com oodinicida e aumentando a temp. do aquário etc..
há um tempo atrás, eu fiz a troca parcial dele, dei comida, tudo normal, ele comeu, algum tempo depois, notei que ele estava com as nadadeiras fechadas, abrindo e fechando as guelras mto rápido, fui pesquisar, mas não tive tempo, ele morreu muito rápido, ali, na minha frente.
o que pode ter acontecido? não entendi nada.

agora, eu gostaria de ter outro betta, mas queria fazer do jeito certo, li que é bom ter um aquário plantado, mas não faço idéia de como fazer isso, alguém pode me ajudar? conhece alguma leitura boa?
eu acho mtas coisas sobre criar bettas, mas eu não quero criar um monte, reproduzir, eu quero só q o meu bettinha não morra, quero q ele fique confortável, enfim...
o betta em questão durou 8 meses... muito pouco.

obrigada por qualquer ajuda.
bia
comawhitecatkiller

Mensagempor amordepeixe » Qui Fev 25, 2010 11:15 pm

Respiração ofegante também é um sintoma da doença do veludo, porém se ele morreu tão rápido devo considerar problemas com água e cloro, houve água nova no seu aquário na ocasião.

Par se manter um betta não é necessário um plantado mas eu gosto de plantas normais como cabomba e elodea e um aquário grande com bomba externa. Tenho dois aquário ornamentais de bettas em casa, ambos com termostato, bomba externa e plantas naturais flutuantes mesmo. Os aquários são de 15 e 20 litros. A temperatura é fundamental, tenha um termostato para a água ficar em torno de 26 graus e a bomba vai mantê-la cristalina.

Embora o betta não precise de bomba ele se sente melhor em um ambiente mais bem equilibrado.
Marcelo Mello Ramos
www.amordepeixe.com.br
Veja se existe mais sobre este assunto na nossa seção de "Sites Interessantes" ou nos "Livros Gratuitos" do www.forumamordepeixe.com.br.

Conheça a Política de Privacidade do Google
viewtopic.php?f=438&t=3404

Imagem

Imagem
amordepeixe

Voltar para Fórum de Discussões e Debates sobre o Betta Splendens