Fórum Amor de Peixe

Acasalamento Bettas

Este é o seu espaço para aprender mais sobre o Betta Splendens. Coloque sua pergunta, responda a dúvida de outros usuários, fale sobre criação, reprodução, doenças e muito mais.

Acasalamento Bettas

Mensagempor RIOSVRR » Dom Jan 17, 2010 7:08 pm

Continuando o tópico "período fértil das fêmeas de betta"

Coloquei o meu casal inicial de Bettas no aquário de reprodução de 8l e deixei a fêmea por 2 dias na garrafa para o macho se acostumar com ela, em seguida a coloquei junto com o macho e logo ela ficou com a coloração bastante escura e as listras apareceram e o macho começou a cortejá-la e ir para debaixo do ninho e novamente ela está correndo dele sempre que ele se aproxima, então ele a persegue.
Perguntas:
-A fêmea só começa a produzir os ovos a partir do momento que eles estão juntos?
-Tem algum comportamento que me diz que ela está pronta e vai segui-lo para o ninho?
-Se o acasalamento ocorrer sem minha supervisão, como saberei que já ocorreu e posso retirar a fêmea?
Grato.
RIOSVRR

Re: Acasalamento Bettas

Mensagempor Gleibson632 » Dom Jan 17, 2010 10:24 pm

Olá RIOSVRR, sou novo no fórum, mas tenho aquários a mais de 10 anos e já reproduzi bettas varias vezes

Respondendo a suas perguntas:

-A fêmea só começa a produzir os ovos a partir do momento que eles estão juntos?
Sim, o abraço que o macho dá na fêmea é que faz como que ela libere os ovos

-Tem algum comportamento que me diz que ela está pronta e vai segui-lo para o ninho?
Não, você deve observar se a fêmea estava com um ponto branco na região do abdômen e se ela estava gordinha. É bom verificar se a mesma apresenta listas verticais quando está na presença do macho.

-Se o acasalamento ocorrer sem minha supervisão, como saberei que já ocorreu e posso retirar a fêmea?
Você observará que o ninho possui umas bolinhas brancas amareladas, e a fêmea estará escondida.
Obs: Ponha um local para que a fêmea possa se esconder do macho após a desova, caso contrário ele poderá matá-la.

Em meu blog tenho o passo a passo de como montar o aquário de reprodução, bem como, todo o processo de reprodução. Além de alimentação dos filhotes e técnicas de manejo.
Caso tenha interesse te passo o link.
Espero ter ajudado, um abraço
Gleibson632

Mensagempor RIOSVRR » Ter Jan 19, 2010 9:24 am

Obrigado pelo esclarecimento, Gleibson.
Pode passar o link sim, toda informação ajuda.
Vou explicar o meu caso:
Estou tentando a reprodução pela 1ª vez, comprei um casal de betta.
Coloquei os dois no aqua de reprodução, com ela dentro da garrafa por 2 dias e no terceiro a soltei. Logo que a soltei, ela ficou toda escura e as listras apareceram e ela está com o pontinho branco, só não está muito gordinha. Deixei os dois por mais de 24h juntos e durante este tempo o macho ficava cortejando ela e chamando para o ninho, mas ela só foge dele, então ele começa a correr atrás dela e às vezes bate nela um pouco. Às vezes, ela até fica debaixo do ninho com ele e ele começa a se mostrar para ela, mas logo ela vai embora e ele começa a perseguí-la novamente.
Agora coloquei ela na garrafa novamente, mantendo os dois no aqua de reprodução.
Se souberem me esclarecer o porquê deste comportamento, agradeço.
RIOSVRR

Mensagempor Gleibson632 » Qua Jan 20, 2010 10:36 pm

Bem, RIOSVRR
O ideal é você utilizar fêmeas bem gordinhas para a reprodução, pois muitas vezes a femea tem poucos ou nenhum ovo e os abraços dados pelo macho não fazem efeito.
Mas vamos tentar algumas coisas que podem ajudar:
Coloque um refúigio para a fêmea, isso ajuda principalmente após a desova quando o macho se tornará bem mais agressivo com ela. Eu recomento 2 pedaços de tubo de PVC Ø 20mm e comprimento 10cm, vai ajudar também no mento da retirada da femea, pois quando ela estiver lá dentro, você pode fechar as duas saídas e retirala sem mexer muito a água do aquário para não desfazer o ninho.
Ponha o aquário em um lugar por onde não tenha um grande fluxo de pessoas e prenda pedaços de papelão nas laterais do aquário para que os bettas se sintam mais seguros.
Mantenha a iluminação do aquário 24h, mas não é necessário uma lampada muito forte.
Deixe os dois por 48h nestas condições, observando de vez em quando, para verificar se houve a postura dos ovos ou se o macho está batendo muito na fêmea.

Espero que tenha sucesso, e qualquer coisa, posta aquí que tetamos te ajudar.
Gleibson632

Mensagempor Leuro » Dom Jul 25, 2010 4:39 pm

Estou com um problema...
Ja reproduzi duas vezes a algum tempo atras, queria reproduzi meus bettas novamente, porem estou com uma dificuldade tremenda...
Tenho 3 bettas femeas e 4 machos, as femeas todas estão em fase de reprodução, não são muito grandes mais mostram as listras verticais. O problema é com os machos...todos os 4 q tenho, nenhum deles faz bolhas, tinha 2 machos, mais não faziam bolhas, então resolvi comprar mais 2, estavam bem agitados no aquario na loja. Aqui em casa, eles estão aparentemente bem, porem naum fazem bolhas...
Ja coloquei todos os machos no aquario de reprodução inumeras vezes com as femeas(uma de cada vez, claro), eles ate se abrem um pouco pra elas, so que logo em seguida ficam fechados, nadando pelo aquario, parece q sem interesse na femea. Ja soltei a femea com eles, pra ve se eles se animavam mais, so q eles continuam com a mesma reação, se abrem um pouco mais nem dão bola depois. As femeas quando colocadas no aquario, ja apresentam as listras, mais os todos os machos tem a mesma reação descrita acima...
Gostaria de saber o que pode ser...
se é por causa do tempo...(moro em brasilia e aqui ta um pouco frio)
Ou se tem outra explicação pra isso...
Gratoo desde ja!!
Leuro

Voltar para Fórum de Discussões e Debates sobre o Betta Splendens