Fórum Amor de Peixe


Ping your blog, website, or RSS feed for Free Text Back Links Exchanges Text Backlink Exchanges

Doenças em Guppies

Este é o seu espaço para aprender mais sobre o Guppy e lebistes em geral. Coloque sua pergunta, responda a dúvida de outros usuários, fale sobre criação, reprodução, doenças e muito mais.

Doenças em Guppies

Mensagempor amordepeixe » Ter Mar 30, 2010 7:09 am

Doenças em Guppies

Foram feitas muitas pesquisas científicas no mundo em relação às doenças dos peixes, mas a maioria das informações eram todas relacionadas à indústria para criação comercial de peixes e não para o nosso hobby de criação em aquários. Além disso, cada espécie de peixes de aquário é única nas doenças às quais é predisposto a contrair. Qualquer um que se dedicou a esse hobby por algum tempo com certeza enfrentou problemas ao tentar diagnosticar e tratar uma doença de guppy.

Há muito pouca informação específica relativa a doenças de guppy disponível na comunidade científica. Durante os últimos vinte e cinco anos eu compilei uma lista de doenças que eu mais freqüentemente encontrava.
Muitas destas doenças foram diagnosticadas por mim em peixes enviados para análise ou em amostras que eu enviei para Institutos de Patologia Veterinária.

[anuncios02][/anuncios02]

Um diagnóstico definitivo em doenças de guppy através de exame microscópico é muito difícil, pois requer equipamento caro e treinamento intenso em histologia e patobiologia de peixes. Um laboratório universitário ou um laboratório de diagnóstico privado podem ser usados desde que eles tenham conhecimentos específicos em doenças de peixes de aquário e não somente em doenças de peixes usados em aquacultura. Enviar amostras para um laboratório é uma opção bastante cara, e só deve ser adotada em ultimo caso.

Na listagem a seguir encontramos as doenças mais comuns encontradas no guppy e um resumo dos agentes causadores. Os organismos foram organizados através de classificação taxonômica.

Doenças Bacterianas

Aeromonas Hydrophila – É um agente (gram-negativo) causador de doenças. Esta é uma enfermidade comum no guppy que causa infecções na bexiga natatória, periotonite (hidropsia), septicemia e lesões ulcerativas na pele.. Guppies são altamente susceptíveis a infeções internas por este organismo.
Tratamento: Kanamicina, Enrofloxacin.

Pseudomonas Fluorescens – É um germe patogênico gram-negativo, causa infecção bacteriana, putrefação de barbatana, e septicemia hemorrágica. É um organismo altamente invasivo e difícil de tratar. Pode matar todos os guppies de um aquario em algumas horas.
Tratamento: Kanamicina ou Neomicina, mas Enroflozacin (caro) é o melhor.

Flexibacter Columnaris - uma bactéria gram-negativa que causa putrefação de pele, brânquias e barbatanas, freqüentemente encontradas com Aeromonas. Este organismo não parece ser tão comum em guppies como a literatura sugere.
Tratamento: Trimetoprim-sulfa (TMZ), Eritromicina ou Neomicina.

Streptococcus - um cocci gram-positivo, o mais comum residente natural das camadas mucosas dos guppies. Freqüentemente causas infecções bacterianas secundárias com respeito a dano, outros organismos de doença, ou condições ruins da água. Causa principal de linhas brancas nas nadadeiras dos guppies. Eles são os mais comuns agentes patogênicos bacterianos dos guppies.
Tratamento: Trimetoprim-sulfa, combinações de Furazolidin ou Eritromicina.

[anuncios03][/anuncios03]

Doenças de Fungos

Saprolegnia - Estes são em ecossistemas de água doce. Os organismos causam o crescimento de tufos de algodão na pele, barbatanas e boca e normalmente afetam os tecido estragados. Estes são fáceis de identificar pelo microscópio. Tratamentos incluem Tripla sulfa, banhos de mercurio cromo , banhos de água salgada e Formaldeído.

Ichthyophonus - Isto é um doença de fungo interno infecta que ataca os órgãos do peixe causando seu enfraquecimento. Os intestinos, ovário, e fígado são infetados. As fêmeas morrem primeiro pois os ovários são atacados primeiro. A doença é contraída ingerindo comida contaminada, ou as fezes de peixes contaminados. Essa doença não é tratável! Todos os peixes afetados devem ser destruídos e os tanques devem ser desinfetados.



Doenças Parasitárias

Protozoários

Ichthyophithirius Multifilis- Ictio, doença de pontos brancos, comum em aquários
Tratamento: formaldeído, eleve a temperatura para 28 graus C durante 7 dias.

Icthyobodo Necatrix - (costiasis) Causa angústia respiratória atacando as brânquias. Os peixes podem morrer sem sinais visíveis. Alguns irão se enfraquecer. Este é um protozoário flagelado sobre o microscópio; Comum em guppies.
Tratamento: Formaldeído

Hexamita. - Causa enfraquecimento e fezes brancas em guppies. Comum em aquários mal mantidos. Comum em guppies.
Tratamento: Metronidazole na comida

Tetrahymena - Causa popeye, doença do giro, doença da mancha branca. Não é altamente contagioso; Comum em pobres condições de água.
Tratamento: Melhore as condições de água, formaldeído, banhos de merbromin.

Myxosporidiosis - Causa cistos brancos no corpo, particularmente próximos do pendúnculo dos guppies. Pouco constante e não muito prejudicial.
Tratamento: banhos de merbromin.

Oodinum - Veludo ou doença de pó de ouro. É um protozoário em forma de pera que de prendem às brânquias e pele dos peixes. Este organismos não suportam sal..
Tratamento: Formaldeído

Vermes

Dactylogyrid , Urocleid , Brânquia (Vermes)- Eles causam angústia respiratória em grande número. Comum e freqüentemente não diagnosticados.
Tratamento: Praziquantel.

Gyrodactylid , Verme da Pele - muito comum em guppies.
Tratamento: Praziquantel

Haplobothrium – Vermes do Figado - Estes são introduzidos nos aquários por caracóis.
Difícil tratar.

Nematodes (vermes) - Três gêneros afetam comumente os guppies : Eustrongyloides, Capillaria, e Callamanus. Eles causam enfraquecimento e fezes brancas. Eles são altamente contagiosos. Eles são os parasitas mais comuns de guppies e se não tratados acabarão com toda uma criação de guppies.
Tratamento: Fenbendazole é o melhor. Trabalha bem e não prejudica o peixe. Outros tratamentos foram experimentados, inclusive Levamisole e ivermectin. Estas combinações destroem as lombrigas mas são muito tóxicos aos peixes.
Exame de peixes mortos revelarão facilmente as lombrigas adultas.

Uma nota sobre antibióticos: Podem ser tratadas muitas doenças de guppy efetivamente com vários antibióticos diferentes. O uso constante de um mesmo antibiótico provoca o desenvolvimento de organismos resistentes que em pouco tempo tornam esse medicamento ineficaz. Usando antibióticos de diferentes tipos alternadamente ajudarão a prevenir o desenvolvimento de organismos resistentes.
ImagemMarceloImagem ImagemMelloImagem Ramos
Comentar/adicionar no Comentarium Top Ranking de Aquariofilia e Aquarismo
http://www.amordepeixe.com.br
Veja se existe mais sobre este assunto na nossa seção de "Sites Interessantes" ou nos "Livros Gratuitos" do http://www.forumamordepeixe.com.br.
http://www.guiaprogramadeafiliados.com.br - Ganhe dinheiro com seu site ou blog

Avatar do usuário
amordepeixe
 
Mensagens: 1348
Registrado em: Seg Mai 25, 2009 8:48 am

Doenças em Guppies

Sponsor

Sponsor
 

Voltar para Fórum de Guppy e Lebistes

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
WooRank of forumamordepeixe.com.br Central Blogs Divulgue seu blog! Pet Fish Rank TopSites WCSA - Publicidade Progressiva para seu Site!! Cichlid Paradise Top Cichlid Websites Vote for this Site @ Topliste für Tiere Schlaue Haustiere - Tier-Topliste Join My Community at MyBloglog! Topsites @ Social-Bookmarking.net Topliste Aquaristik-Info-Muenchen - Aquaristik-Links Tier-Toplist.de - Die Topliste für alle Tier Seiten Top Elite - The Most Popular (Yet Clean!) Sites on the Web Fish Topsites Aquarienfreunde.net - Topliste Tier-Topliste TOP-XL Hier gehts zur Topliste EASTFISH.DE - Aquarium Top Liste Tier & Haustier Tierseiten.net - Links rund um Tiere und Haustiere cm-topsites Hier gehts zur Topliste Miniriff Top20